A procedure pegadados é executada antes de iniciar uma partida do Mina 2. Através desta procedure é possível especificar os nomes dos jogadores, o número da fase, a velocidade do jogo e a quantidade de bolas. Estas informações são guardadas em variáveis que serão acessadas em outras procedures.
O código completo da procedure está abaixo.
O código completo da procedure está abaixo.
procedure pegadados;
var resp1:char;
code,ind:integer;
resplong:string;
begin
apagatela;
for ind:= 1 to qjog do
begin
gotoxy(5,3+(2*ind));
write('Digite o NOME do jogador ');
if qjog=2 then
begin
if ind = 1 then write('da DIREITA ');
if ind = 2 then write('da ESQUERDA ');
end;
write('(max. 10 letras) : ');
readln(resplong);
extrainfo[ind].nome:=copy(resplong,1,10);
end;
repeat
gotoxy(5,9);
write('Digite o N§ da FASE (1 a 5) : ');
readln(fase);
until (fase>=1) and (fase<=5);
repeat
gotoxy(5,11);
write('Digite o N§ da VELOCIDADE (1 a 5) : ');
readln(vel);
until (vel>=1) and (vel<=5);
repeat
gotoxy(5,13);
write('Digite o N§ de BOLAS (0 a 8) : ');
readln(qbola);
until (qbola>=0) and (qbola<=8);
espera:=35-(5*vel);
tempo:=49+(10*vel);
pontoobj:=vel+qbola;
end;
A variável "qjog" contém o número de jogadores. Ela é preenchida na procedure menu de acordo com a opção selecionada.
Os nomes dos jogadores são armazenados na variável extrainfo cuja definição é feita da seguinte forma:
Os nomes dos jogadores são armazenados na variável extrainfo cuja definição é feita da seguinte forma:
extrainfo: array[1..2] of tiporecorde;
O "tiporecorde" é um novo tipo definido no início do programa para armazenar o nome e a pontuação de um jogador.
As demais informações são guardadas nas seguintes variáveis:
As demais informações são guardadas nas seguintes variáveis:
- fase: Número da fase.
- vel: Velocidade do jogo
- qbola: Número de bolas na fase.
A partir dessas variáveis outras são calculadas:
- espera: Tempo de pausa em milisegundos de cada quadro do jogo. Quanto maior a velocidade menor será o valor de "espera".
- tempo: Tempo de duração de uma partida do Mina 2. Quanto maior a velocidade maior será o valor de "tempo".
- pontoobj: Pontos que o jogador irá ganhar ao pegar um objeto do jogo. Seu valor é igual a soma das variáveis "vel" e "qbola".